terça-feira, 22 de março de 2016

Hortifruti/Cepea lança site recheado de conteúdo


 
A Equipe Hortifruti, do Cepea/Esalq-USP, lança nesta terça-feira, 22, seu novo site: www.hfbrasil.org.br. Agora, os leitores não precisam mais esperar por uma nova edição impressa da revista Hortifruti Brasil para se atualizarem sobre o setor de frutas e hortaliças.

No site, estão disponíveis:

- Preços diários e semanais – confira o mecanismo de busca em toda a nossa base de dados;
- Análises diárias de mercado de 13 frutas e hortaliças;
- Vídeos quinzenais produzidos pela equipe;
- Todas as edições da revista Hortifruti Brasil;
- E muitas outras informações úteis acerca do setor hortifrutícola.

A equipe também reformulou suas newsletters (Seções Eletrônicas, enquetes e a revista em formato PDF), e aquele que já era cadastrado e quem também se inscrever pelo site receberão boletins com muito mais conteúdo a partir da próxima semana.

Cadastre-se, receba as novidades e participe deixando suas sugestões neste novo portal dedicado ao setor hortifrutícola! Não se esqueça de enviar fotos da sua produção/negócio para a equipe Hortifruti.

Entre uma edição e outra da revista, acesse o novo site do Hortifruti e fique por dentro!

Atenciosamente,
Equipe Hortifruti/Cepea
(19) 3429-8808
(19) 99107-4710 - WhatsApp
@revistahortifrutibrasil – Facebook
@hfbrasil - Twitter

sexta-feira, 11 de março de 2016

Edição de março: A crise hídrica é coisa do passado?


Na edição de março, a Hortifruti Brasil avalia se a crise hídrica já foi superada de fato nas regiões hortifrutícolas mais afetadas recentemente e se há água suficiente para o plantio e desenvolvimento de frutas e hortaliças ao longo deste ano.Também ouvimos especialistas sobre até quando o clima no País estará sob influência do El Niño, que aumenta as chuvas no Sul e Sudeste. Também temos previsão de que poderá ocorrer La Niña, o que traria chuvas acima da média no Norte e no Nordeste, deixando o Sul e o Sudeste mais secos.

Leia também nesta edição sobre os principais acontecimentos do mercado de frutas e hortaliças. O destaque é que algumas culturas têm alcançado preços recordes por conta da oferta limitada em algumas regiões do Brasil.

Acesse por
AQUI a edição de março na íntegra!

E muito em breve o site da Hortifruti Brasil estará no ar! Nele, você poderá ler notícias diárias do mercado de frutas e hortaliças e também desfrutar de um inédito mecanismo de busca de preços em toda a série histórica do Hortifruti/Cepea! Aguarde novidades nos próximos dias!

Equipe Hortifruti Brasil
(19) 3429-8808
WhatsApp - (19) 99107-4710
Facebook - @revistahortifrutibrasil
Twitter - @hfbrasil


Enchentes causam perdas significativas na Ceagesp; melancia é a mais afetada

Foto de leitor enviada via WhatApp
Na manhã desta sexta-feira (11/03), atacadistas encontraram a Ceagesp debaixo d’água. Fortes chuvas ocorreram nesta madrugada na capital paulista, causando alagamento no entreposto. Segundo atacadistas consultados, além de prejudicar o trafego de caminhões, as chuvas afetaram sobretudo o setor das frutas, especialmente a melancia. As perdas podem chegar a 70% do total de melancias disponíveis para comercialização – em alguns boxes, contudo, as perdas foram de 100%.

A área de comércio de melancia na Ceagesp localiza-se nas partes mais baixas e, além disso, a forma de exposição (empilhamento das frutas) deixa-as ainda mais suscetíveis. A comercialização de melancia na Ceagesp foi bastante dificultada na maioria dos boxes, mas há expectativa de retorno das atividades amanhã. Contudo, atacadistas temem a continuidade das chuvas intensas em São Paulo, que podem voltar a causar prejuízos no entreposto. Agências meteorológicas indicam chuvas a qualquer hora durante esta sexta-feira na capital. 

Conforme notícias da imprensa, cerca de 30 toneladas de frutas foram perdidas com as fortes chuvas. Atacadistas das áreas com maior probabilidade d alagamento já tentaram se organizar para a realização de uma reforma (com rateio dos custos), porém não houve aprovação da Ceagesp.

Como norma da Ceagesp, as frutas estão sendo descartadas para eliminar o risco de contaminação.

Ilesos pelas enchentes

Algumas das frutas e hortaliças que passaram ilesas pelas inundações na Ceagesp foram a banana e a cenoura. Os boxes de banana não foram tomados pela água por estarem em um nível superior. Assim, a qualidade das frutas não foi afetada. A consequência para os atacadistas foi o atraso dos carregamentos de banana no dia, situação que deve se normalizar ainda hoje.

Quanto os boxes que comercializam a cenoura, também não foram afetados e os atacadistas da raiz conseguiram vender seus produtos normalmente. 

Daiana Braga - Equipe Hortifruti Brasil