segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Frutas de caroço já chegam nas câmaras de maçã

Com a finalização dos estoques de maçãs safra 2014/15, produtores deverão utilizar a infraestrutura das câmaras frias para armazenar as frutas de caroço, bastante demandadas no final do ano.

Porém, neste Natal, ameixas, pêssegos e nectarinas, estarão mais caros. Com as fortes chuvas e o granizo que atingiram o Sul do País, principal região produtora dessas frutas, as perdas foram significativas, de modo que há possibilidade de faltar mercadoria para atender à demanda da época.

Em meio às perdas, produtores atentam para a possibilidade da liberação de recursos para pagar a subvenção do seguro rural, que está menor neste ano. Em reunião com parlamentares e representantes de sindicatos e associações de produtores, na última quinta-feira (26), o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, afirmou que intenciona arrecadar pelo menos R$ 30 milhões para cobrir prejuízos de produtores de uva, maçã e frutas de caroços. A medida é de extrema importância para fruticultores da região.

Daiana Braga – Equipe Hortifruti Brasil

terça-feira, 17 de novembro de 2015

Minuto HF - A alta do dólar é benéfica ao setor de HF?


A Hortifruti Brasil lança seu primeiro programa Minuto HF, um projeto realizado para todos os interessados no setor de frutas e hortaliças! Neste primeiro programa, falamos sobre o os impactos do dólar no setor de HF.

Para assistir ao vídeo, acesse nossa Página no YouTube aqui!

Essa é uma das novidades que a HF Brasil prepara para os seus leitores em 2016, e as novidades não param por aí! Aguarde!

Dê suas sugestões para os próximos Minuto HF!

Equipe Hortifruti Brasil
 

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Pesquisadora do Cepea participa de evento na Costa Rica

A pesquisadora do Cepea Renata Pozelli Sabio está participando nesta semana do XIV Market Information Organization of the Americas, em San Jose, na Costa Rica.
 
O evento acontece de 11 a 13 de novembro, e está sendo organizado pelo Instituto Inter Americano para Cooperação na Agricultura, reunindo representantes dos principais países da América com o objetivo de discutir a importância dos Sistemas de Informação na área de hortifrutis.
 
Na ocasião, a pesquisadora está representando a Hortifruti Brasil, apresentando aos convidados a atual rede de inteligência desenvolvida pelo Projeto na geração de informações relevantes ao setor hortifrutícola do Brasil.
 
 
Fernanda Geraldini - Equipe Hortifruti Brasil

Edição de novembro: Especial Frutas



Neste Especial Frutas, a Hortifruti Brasil discute quatro fatores que podem estimular ou conter o desempenho dos embarques de frutas nos próximos anos: a recente disparada do dólar, a crise hídrica, a disponibilidade de crédito e o consumo dos brasileiros, ou o que chamamos de as "4 Crises".

Especialmente com a forte valorização do dólar e o enfraquecimento da economia brasileira, a exportação se tornou mais atrativa que a venda no mercado doméstico. Mas a competividade e sustentabilidade das exportações nacionais de frutas não pode se apoiar apenas no dólar valorizado. Melhorias ao longo da cadeia produtiva, redução do “Custo Brasil”, mais investimentos em tecnologia e infraestrutura e a formalização de mais acordos comerciais são alguns desafios para o País ser mais competitivo.

Confira a matéria completa e as últimas informações do mercado de frutas e hortaliças na edição de novembro da HF Brasil em
www.cepea.esalq.usp.br/hfbrasil.

Equipe Hortifruti Brasil

terça-feira, 10 de novembro de 2015

Paralisação dos caminhoneiros já prejudica escoamento de alguns HFs

Foto: Jornal do Sul

A paralisação dos caminhoneiros em diversas rodovias do Brasil já está dificultando a comercialização de HFs. Segundo agentes consultados pelo Cepea, muitos compradores já reduziram as compras, com receio de que as cargas fiquem paradas por muito tempo, podendo perder qualidade ou até mesmo serem perdidas.

No caso da batata, por exemplo, produtores têm evitado comercializar o tubérculo para a região de Belo Horizonte (MG), região onde a paralisação está bastante intensa. Aqueles que ainda enviam para a capital mineira, por sua vez, têm utilizado rotas alternativas para fugir das estradas fechadas pelos manifestantes. Contudo, com o maior tempo de frete, já são relatadas perdas de qualidade em parte das cargas.

Para a laranja paulista, o receio quanto ao escoamento fez com que compradores reduzissem as compras, principalmente aqueles que comercializam com os estados do Sul do Brasil, região onde as manifestações estão mais intensas, além de Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Por Fernanda Geraldini Palmieri – Equipe Hortifruti Brasil
 

sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Produtor de HF tenta escoar produção antes da greve dos caminhoneiros

Foto: Pablo Jacob/Agência O Globo
Convocados pelo Comando Nacional do Transporte, caminhoneiros autônomos deverão iniciar uma greve por tempo indeterminado a partir da próxima segunda-feira, 09. Embora a lista de reivindicações da categoria permaneça a de fevereiro (quando também ocorreu greve de abrangência nacional e caminhoneiros pediam a redução do óleo diesel e a criação da tabela do preço mínimo do frete), a pauta da greve agora é outra.

O objetivo principal da greve será pressionar pela renúncia da presidente Dilma Rousseff. Como a organização dos protestos tem ocorrido por fora dos sindicatos – caminhoneiros têm utilizado as redes sociais para se organizar –, é difícil estimar a adesão.

A greve poderá impactar o abastecimento de vários setores, incluindo a distribuição nacional de frutas e hortaliças. Preocupados, alguns produtores de frutas têm procurado escoar um maior volume de mercadorias nesta sexta-feira antes da possível greve.

A Hortifruti Brasil continua atenta às notícias quanto à greve dos caminhoneiros, e manterão os leitores informados nos próximos dias.

Equipe Hortifruti Brasil

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Com chuva, preço do tomate quase dobra

As chuvas que atingiram as principais regiões produtoras de tomate já começam a impactar nos preços, que estão quase o dobro dos valores da semana passada. Segundo colaboradores do Cepea, as atividades de colheita estão limitadas pelas precipitações, reduzindo a oferta do produto.

Na cidade de Sumaré (SP), por exemplo, as precipitações totalizaram 59,7 mm entre os dias 1º e 4 de novembro, segundo a Somar Meteorologia. Em Araguari (MG), o volume é de 64,8 mm, enquanto em Mogi Guaçu totalizou 48,5 mm.

Assim, a menor oferta geral, somada à aproximação do final de colheita em algumas praças, elevou os preços no atacado paulistano. A média do tomate 2A comercializado na Ceagesp hoje, 05, foi de R$ 56,67/kg, aumento de 89% em relação à sexta-feira da semana passada.

Por Fernanda Geraldini Palmieri

Gepol, da Esalq/USP, realiza evento sobre hortícolas especializadas; saiba mais


O Grupos de Estudos e Prática em Olericultura (GEPOL-ESALQ/USP) realiza no dia 18 de novembro o evento "Agronegócio de Hortícolas Especializadas", no Anfiteatro Salim Simão, no Departamento de Horticultura da Esalq (Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz").

A pesquisadora do Cepea Renata Pozelli Sabio participará do evento com palestra intitulada "Mercado de Mini e Baby Hortaliças".
 
Para quem se interessar, o cartaz oficial está abaixo, mas é possível também obter informações pelo e-mail gepol@usp.br.

 
Equipe Hortifruti Brasil