segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Granizo ocorre em pomares de maçã no Sul

O Sul do País registrou ocorrência de granizo na última semana. Segundo colaboradores, as cidades mais atingidas pelo fenômeno climático foram Vacaria (RS) e Bom Jesus (SC), cidades que apresentam quantidade significativa de pomares de maçãs.

Ainda não se sabe ao certo qual será a consequência do ocorrido e se haverá perda significativa da maçã gala. Contudo, espera-se que a maçã fuji, caso atingida pelo granizo, ainda possa se recuperar dos danos na casca, tendo em vista que a mesma deverá ser colhida apenas em março. Até o momento, o início da temporada 2014/15 tem apresentado maçãs de boa qualidade, superior à da safra do ano passado.

Preço do tomate dispara 80% na Ceagesp

A oferta de tomate reduziu drasticamente na última semana. Devido à maturação acelerada nas semanas anteriores, produtores de todas as roças que colhem no momento reduziram o ritmo de colheita. Em Caçador (SC), produtores chegaram a ficar dois dias sem colher, uma vez que o fruto ainda não estava pronto para ser comercializado.

A redução de oferta gerou expressiva elevação de 80% nas cotações na semana passada em comparação com a anterior, com o tomate salada AA comercializado à média de R$ 65,28/cx de 18 kg na Ceagesp. Para esta semana, espera-se que as cotações continuem em patamares elevados.

Por Daiana Braga – Equipe Hortifruti Brasil

 

Nenhum comentário: