segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Sul de MG inicia colheita de batata da safra de verão 14/15

Importante região produtora de batata, o Sul de Minas Gerais deve iniciar a colheita da safra das águas 2014/15 nesta semana. Por enquanto, serão colhidas em dezembro cerca de 5% da área total cultivada com batata na temporada. O cultivo na região se estendeu de agosto até novembro, e durante esse período a estiagem acabou limitando a área, devendo causar algum impacto à produtividade. As estimativas iniciais são de quebra de 10% a 20% na safra local.

De acordo com produtores mineiros, em algumas áreas choveu mais que em outras durante o cultivo. Assim, o impacto na produtividade deverá ser pontual, sendo mais acentuada em áreas onde não há irrigação. Além da redução na safra, o Sul de Minas Gerais poderá colher batatas de menor qualidade.

Enquanto produtores de Minas Gerais estão dando início à safra de verão, bataticultores do Sudoeste Paulista devem finalizar a de inverno neste mês. Falta 25% da safra para ser colhida, que deve ocorrer ainda nesta primeira quinzena.

Produtores paulistas estão satisfeitos com os resultados da safra devido às cotações estarem acima dos custos de produção. Essa situação permite aos produtores do Sudoeste Paulista recuperar o prejuízo da temporada passada, ou pelo menos parte dele. O resultado só não é melhor porque as altas temperaturas registradas em outubro e novembro prejudicaram a qualidade do tubérculo.
Por Daiana Braga - Equipe Hortifruti Brasil
 
 

Nenhum comentário: