segunda-feira, 14 de abril de 2014

Semana Santa pode estimular procura por hortaliças


A Semana Santa já tem influenciado no escoamento de alguns hortifrutícolas desde a semana passada. O movimento no atacado e nos principais centros de varejo tem reduzido para alguns alimentos, sobretudo para as frutas, já que nesta época alguns dos principais produtos que compõem a lista de compra do consumidor são o bacalhau e ovos de Páscoa. 

Por outro lado, pode haver boa procura por hortaliças como a batata, cebola, tomate e cenoura, já que são alguns dos principais acompanhamentos dos pratos típicos consumidos durante os feriados. 

A batata, especialmente, está com preços bastantes elevados. Cabe ao consumidor analisar a aquisição deste produto para o consumo no feriado religioso. 

Na última semana, o preço médio da batata ágata especial foi de R$ 132,33/sc de 50 kg na Ceagesp, sendo que, na sexta-feira, 11, a média girou em torno de R$ 150,00/sc. Isso porque pouco é o volume de batata que está sendo colhido nas roças. Além de o Triângulo Mineiro Alto/Paranaíba, Guarapuava (PR) e Água Doce (SC), reduzirem o ritmo de colheita nos últimos dias, as chuvas previstas para esta semana podem limitar ainda mais as atividades no campo, sobretudo na região Sul.

Previsão de geada no Sul nesta semana

Além da chuva, havia previsão de geada em regiões mais altas do Sul do País para esta semana. O fenômeno pode ocorrer nas regiões produtoras de batata, como Água Doce (SC), Bom Jesus (RS) e Guarapuava (PR). 

A semana já começou com a madrugada mais fria do ano. Na serra catarinense, já foram reportadas geadas leves e temperaturas negativas nesta madrugada, segundo a imprensa local.

Daiana Braga – Equipe Hortifruti Brasil

Nenhum comentário: