quarta-feira, 9 de abril de 2014

Manga: Preço da tommy é o maior em 3 anos no primeiro trimestre


Desde 2011, os preços da manga tommy do Vale do São Francisco têm subindo a cada ano, considerando os três primeiros meses do ano. De janeiro a março de 2014, o preço médio ao produtor foi de R$ 1,21/kg, 95% maior em comparação com aquele ano, quando produtores nordestinos comercializaram sua fruta por R$ 0,62/kg. Em comparação com o mesmo período de 2013, as cotações do primeiro trimestre de 2014 estiveram 41% maiores e, ante 2012, 31% mais elevadas.

As altas temperaturas no Nordeste nos últimos anos têm impactado no desenvolvimento das floradas, cujo principal período de floração é entre abril e maio. Além disso, os custos de produção também têm sido maiores, fazendo com que produtores repassem ao valor de venda.

Novamente em 2014, o clima tem sido um dos principais motivos para reduzir a produção de manga na região. Assim, a previsão para abril é que o Vale do São Francisco colha menos manga tommy frente ao seu potencial produtivo, fato que pode proporcionar bons preços ao produtor. No momento, o Vale é a principal região que está ofertando manga ao mercado.
 
Por Daiana Braga - Colaboração: Ana Luisa Pacheco

Nenhum comentário: