segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Maçã: Em plena primavera, geada ocorre em pomares de SC


As chuvas na semana passada têm trazido danos aos produtores, especialmente no Sul do País. O estado mais atingido foi o de Santa Catarina, onde em mais de 70 municípios ocorreram enchentes, conforme noticiado na imprensa.

Quanto às culturas produzidas no Sul, os pomares de maçã não foram atingidos pela chuva. No entanto, houve geada durante a madrugada. Segundo a Associação dos Produtores de Maçã e Pêra de Santa Catarina (AMAP), ainda não se sabe ao certo qual será o impacto dessas geadas nos pomares catarinenses – a contabilização deverá ocorrer nesta semana.

Tomate: chuva atrasa início do transplantio da safra de verão

Para o tomate, o transplantio da safra de verão em Caçador e Urubici (SC), que tipicamente começa mais tarde que as demais regiões, as atividades deverão ser ainda mais tardias. Isso porque a primavera neste ano começou mais fria e chuvosa em comparação com a do ano passado.

Em Urubuci, especialmente, as temperaturas são mais baixas devido à elevada altitude. Assim, produtores desta região devem iniciar o transplantio de tomate em outubro. Em Caçador, as mudas começaram a ser levadas a campo nesta segunda quinzena de setembro.

Daiana Braga – Equipe Hortifruti Brasil

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Edição de setembro: Seguro Agrícola


O setor hortifrutícola é o segundo entre os produtos agrícolas mais segurados no País. No entanto, o mercado de seguro rural no País é ainda pouco desenvolvido e concentrada em poucas culturas. De qualquer forma, há demanda por parte de produtores para um seguro mais abrangente.

Os prós e os contras do seguro agrícola você pode conferir na edição de setembro da Hortifruti Brasil.  
 
Nesta edição, leia também sobre os últimos acontecimentos do mercado de 12 frutas e hortaliças.  
 
A edição completa está disponível na página da Hortifruti Brasil aqui.  


Atenciosamente,
Equipe Hortifruti Brasil