segunda-feira, 24 de junho de 2013

Hortifruti Brasil realiza palestras na Hortitec


Entre os dias 19 e 21 de junho, a equipe Hortifruti Brasil, do Cepea/Esalq-USP, esteve na 20ª Hortitec. Além de receber os visitantes no estande e distribuir exemplares, analistas de mercado ainda realizaram palestras intituladas como “Perspectivas para o Mercado de HF 2013” na Sala do Produtor em parceria com a Syngenta.

Leia abaixo o resumo das palestras. 

TOMATE – Pode haver aumento de apenas 5% nos investimentos na primeira parte da safra de inverno 2013, reflexo da boa rentabilidade em 2012. Com elevação da produtividade e maior área cultivada, deverá haver maior oferta do fruto no segundo semestre de 2013. Assim, a média dos preços deve cair em relação a 2012, porém se manter acima do custo. Para a segunda parte da temporada de inverno, levantamentos apontam manutenção de área.

BATATASafra das águas: Com os resultados positivos em praticamente todas as regiões na safra 2012/13, produtores já estimam um aumento na área cultivada para a próxima temporada das águas. Com a capitalização após as recentes altas dos preços, a expectativa é de um aumento de área ainda maior. Porém, a limitação de áreas e batata-semente pode amenizar essa tendência.

Safra das secas: Houve queda na área pela terceira temporada consecutiva. As regiões que registraram retração – Sudoeste Paulista (SP) e Ibiraiaras/Santa Maria (RS) – tiveram tal tendência devido à migração de produtores para outras culturas, como soja. Além da diminuição nessas regiões, a quebra de produtividade nas roças do Paraná devido às geadas em maio tem restringido a oferta, deixando as cotações em altos patamares.

Safra de inverno: A área cultivada nas regiões de Vargem Grande do Sul (SP), Sudoeste Paulista, Sul de Minas Gerais e Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba devem reduzir neste ano em relação à de 2012. O principal motivo da diminuição é a baixa disponibilidade de batata-semente no mercado. Apesar disso, a colheita pode ser mais concentrada em agosto e setembro, reduzindo as cotações caso a produtividade seja satisfatória.

CEBOLA – Os resultados foram positivos na safra 2012/13 do Sul. Apesar de ter sido encerrada antecipadamente, em março, por conta da redução de área e quebra de produtividade (granizo), houve pouca oferta e os preços foram rentáveis aos produtores. Para a próxima safra é esperada recuperação na área, por conta da melhor capitalização. Há perspectiva de ligeiro aumento na área das regiões que ofertam no segundo semestre, exceto na safra de bulbinhos de SP e no Vale do São Francisco. Com isso, a oferta pode ficar concentrada entre meses de julho e setembro, pressionando as cotações nesse período. No entanto, esse cenário ainda dependerá das condições climáticas nas regiões ofertantes. 

FOLHOSAS – Safra de inverno (maio/outubro): Área deve se manter em Mogi das Cruzes (SP), enquanto, em Ibiúna deve aumentar 25%. Ao contrário de 2012, os preços podem ser elevados no início da temporada e baixo nos últimos meses.

Safra de verão (outubro/maio): Com resultados positivos no verão 2012/13, produtores podem investir um pouco mais na safra 2013/14. No entanto, como a maioria dos produtores que cultiva no verão também planta o ano todo, os resultados da temporada de inverno irão influenciar significativamente nos investimentos para a próxima safra de verão. 

HF (GERAL) - As perspectivas são positivas para o setor HF em termos de preços por conta da oferta regulada. No entanto, o setor segue pressionado com os aumentos de custos, especialmente mão de obra. Segundo o Cptec/Inpe, a previsão climática é normal para os meses de junho, julho e agosto para o Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste. Já a previsão altera para o Sul: previsão abaixo da faixa normal na maior parte da Região.

Daiana Braga & Equipe Hortifruti Brasil 
Fotos: Hortifruti Brasil

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Visite a Hortifruti Brasil na Hortitec!


Convidamos a todos a prestigiarem a Hortifruti Brasil na 20ª Hortitec, que ocorrerá na próxima semana entre os dias 19 a 21 de junho, em Holambra/SP. 

Nossos analistas de mercado estão no estande para atender os diversos agentes do setor, com a realização de palestras e distribuição de revistas em nosso estande (Setor Azul). Além disso, também ministraremos palestras de hora em hora no estande da Syngenta.

Caso tenha interesse em visitar a feira, reserve gratuitamente seu convite pelo telefone (19) 3429-8808.

Daiana Braga - Equipe Hortifruti Brasil 

terça-feira, 11 de junho de 2013

Edição de junho: Especial Hortaliças


Neste Especial Hortaliças, são divulgados os custos de produção de tomate levantados em Mogi Guaçu (SP) e em Caçador (SC) e de cebola em São José do Rio Pardo (SP), importantes regiões dessas culturas. 

Para complementar o estudo de custo, são discutidas formas de minimizar o uso da mão de obra nas culturas de tomate e cebola por meio de sistemas de plantio.

Leia também as últimas informações do mercado de frutas e hortaliças. A edição de junho está disponível na página da revista Hortifruti Brasil: http://www.cepea.esalq.usp.br/hfbrasil

Essa edição será distribuída na feira da Hortitec, que ocorre na semana que vem entre os dias 19 e 21, em Holambra (SP). Venha visitar nosso estande (Setor Azul) e retire seu exemplar!

Equipe Hortifruti Brasil

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Batata: Clima firme permite avanço da colheita no Paraná


As chuvas há duas semanas limitaram a colheita de batata no Paraná, principal estado que abastece o mercado no momento. Com pouca disponibilidade do tubérculo, os preços, que já estavam elevados, ultrapassaram a casa dos R$ 200,00/sc de 50 kg no dia 31/05. Na última semana, o clima foi mais favorável para as atividades de campo nas lavouras paranaenses, contribuindo para aumentar a oferta de batata no mercado.

Consequentemente, os preços recuaram na semana passada. Na Ceagesp, a média semanal foi de R$ 123,08/sc, recuo de 18,45% sobre o valor médio da semana anterior. A previsão climática para os próximos dias é que o clima continue firme no Paraná, o que deve aumentar ainda mais a oferta.

Chuva na BA pode induzir doenças no mamão 

Ao contrário das lavouras de batata do Paraná, as roças de mamão da Bahia podem receber chuvas ao longo desta semana. Pelo menos 21 mm de precipitações podem ocorrer no município de Teixeira de Freitas até sexta-feira, 14, conforme a Somar Meteorologia.

A umidade pode acarretar na incidência de doenças fúngicas no mamão, como a pinta-preta, afetando a qualidade da fruta baiana.

Daiana Braga – Equipe Hortifruti Brasil