terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Variações climáticas elevam preços das folhosas em janeiro



Neste primeiro mês de 2013, o clima tem sido chuvoso nas regiões produtoras de alface em São Paulo. A menor incidência de sol tem diminuído o ritmo de crescimento das folhosas. No início do mês, houve ainda ocorrência de granizo na região de Piedade (SP). Com isso, foram observadas folhas rasgadas e de menor porte no mercado, já que produtores acabaram colhendo as folhosas antecipadamente.

A elevada umidade também tem propiciado o aumento de doenças fúngicas e bacterianas. Isso ocasionou uma elevada variação de preços, sobretudo na última semana, fazendo com que alfaces com boa qualidade fossem negociadas a preços mais elevados. A alface americana tem sido comercializada na casa dos R$ 30,00/cx com 18 unidades na última semana. No final de 2012, a mesma variedade foi vendida por volta de R$ 13,50/cx.  

Nos próximos dias, o volume produzido pode cair, e a qualidade das folhosas continuar aquém do esperado, já que as condições climáticas devem ser úmidas e, as temperaturas, mais baixas.

Daiana Braga & Equipe Folhosas – Hortifruti Brasil

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Qualidade da batata e do tomate é prejudicada pela chuva


O elevado volume de chuva que tem ocorrido neste início de ano tem depreciado a qualidade dos hortifrutícolas, como a batata e o tomate. Nas regiões produtoras de batata do Sul de Minas Gerais e de Guarapuava (PR), o produto tem apresentado coloração mais escura por conta da umidade.

Quanto ao tomate, boa parte dos frutos esteve com a coloração manchada, como os de Itapeva (SP). Os tomates de menor qualidade foram àqueles provenientes de roças que começaram a ser colhidas em novembro, enquanto que o colhido em dezembro e janeiro não chegou a ser impactado pelo clima chuvoso.

Como o clima deve se firmar nesta semana tanto nas fazendas de batata quanto nas de tomate, a qualidade desses hortifrutícolas pode se reestabelecer nesta semana.

Daiana Braga – Equipe Hortifruti Brasil

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

2013 começa em alta para alguns hortifrutícolas


Algumas frutas e hortaliças pesquisadas pelo grupo Hortifruti/Cepea iniciaram 2013 com o pé direito. Um dos principais motivos é redução na oferta de produtos como cenoura devido à transição de safra (boa parte da safra de inverno está finalizada e a de verão está sendo iniciada aos poucos), tomate, cebola e banana prata, sendo esta última bastante escassa no mercado.

Já para outras frutas, como mamão, melão e maçã, o ano começou em baixa, tendência que ocorre desde dezembro, mês quando o consumo é maior para outras frutas típicas da época. Além disso, o período de férias escolares também estimula um baixo consumo de frutas, uma vez que algumas delas são consumidas nas merendas.

Vendas de uva no fim de 2012 ficam abaixo das de 2011

Ao contrário do que muitos produtores esperavam, o desempenho das vendas de uva no fim do ano ficou abaixo do esperado. Em comparação com o mesmo período de ano 2011, os preços da uva no fim de 2012 estiveram mais baixos em praças como o Paraná e Louveira/Indaiatuba (SP).

Os principais argumentos para os preços mais baixos foram a elevada oferta de uvas finas no Paraná e as geadas nas praças paulistas no início de dezembro, causando perdas aos produtores.

Chuva dificulta colheita de batata no PR, mas colabora com reservatórios

As chuvas nas últimas semanas têm atrapalhado a colheita de batata, como na região de Guarapuava (PR). Conforme os números da Tempo Agora, nos últimos 30 dias (sem contar o último fim de semana), foram contabilizados 200 mm de chuva na região, chegando a interromper as atividades de campo por alguns momentos.

No entanto, um bom volume de chuva é bem-vindo para recuperar o nível dos reservatórios, visto que o ano de 2012 foi bem mais seco que os anteriores no estado paranaense. Mesmo com as diversidades climáticas, a qualidade do tubérculo é muito boa na região, o que, além das chuvas, contribui para o aumento das cotações da batata.

Produtores de maçã do Sul também relataram atraso na colheita dado o clima chuvoso. Enquanto a disponibilidade de gala está limitada, sua ausência tem sido compensada pela variedade eva. A Somar Meteorologia prevê que, até o final de janeiro, o tempo voltará a ser mais seco no Sul, contribuindo para o avanço da colheita de maçã sobretudo no Rio Grande do Sul.

Daiana Braga – Equipe Hortifruti Brasil