segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Produtores de SP iniciam colheita da uva para o fim do ano


Alguns produtores das regiões produtoras de uva de Porto Feliz e Louveira/Indaiatuba (SP) começaram a colheita da variedade niagara na semana passada. A oferta ainda é baixa, já que boa parte dos produtores deve começar a colheita em 15 dias. As uvas colhidas nas regiões paulistas deverão abastecer o consumo da fruta durante as festas de fim de ano.

De modo geral, a qualidade da uva paulista está satisfatória (doce). No entanto, alguns lotes estão com bagas miúdas devido à estiagem durante a brotação (setembro).

No Vale do São Francisco, produtores de melão também retomaram as atividades de colheita na última semana. A procura pela fruta nesta região foi reduzida nos últimos meses devido à competição com o melão do pólo produtor Rio Grande do Norte/Ceará. Como o fim do ano é um período favorável também para o consumo de melão, produtores do Vale aproveitam dessa demanda para intensificar a colheita.

As vendas de hortifrutis, até o momento, não estão tão aquecidas devido ao fim de mês, período de menor remuneração dos consumidores. A tendência é que, com o recebimento dos salários e também do décimo terceiro salário, as compras de frutas e hortaliças possam ganhar mais fôlego nas próximas semanas.

Daiana Braga – Equipe Hortifruti Brasil

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Simpósio de Fruticultura Tropical


Nos próximos dias 1º e 2 de dezembro ocorre o Simpósio de Fruticultura Tropical na Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (Esalq/USP). A abordagem das palestras abrange questões técnicas e agronômicas, potencial de mercado e comercialialização das principais frutas produzidas no Brasil.

Dentre os participantes do evento está a pesquisadora do Hortifruti/Cepea, Larissa Gui Pagliuca, que ministrará a palestra Planejamento e Formação de Pomares Frutícolas.

Para os interessados, as incrições e mais informações sobre o Simpósio podem ser feitas com o Grupo de Estudos Luiz de Queiroz (GELQ), organizadores do evento, através dos telefones (19) 3417-6601/6604 ou pelo e-mail gelq2012@esalq.usp.br.

Abaixo, confira o cartaz oficial e também a programação do evento (para melhor visualização, clique nas imagens abaixo).



Daiana Braga - Equipe Hortifruti Brasil

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Inicia colheita de batata da safra das águas no Sul


Começa nesta semana a colheita de batata da safra das águas 2011/12 nas regiões de Ibiraiaras/Santa Maria (RS) e nas praças paranaenses de Curitiba, Irati, São Mateus do Sul e Ponta Grossa.

As lavouras sulistas apresentam bom desenvolvimento, já que as chuvas têm sido favoráveis para o desenvolvimento dos batatais (temperaturas quentes durante o dia e amenas durante a noite). Assim, espera-se boa produtividade tanto nas regiões do Rio Grande do Sul como nas do Paraná.

As regiões bataticultoras do Sul se juntarão com Itapetininga (SP) e Sul de Minas na colheita de batatas na safra das águas, principais regiões que colhem no momento.

Quanto ao mercado de frutas e hortaliças na semana passada, no geral, foi considerado lento devido às chuvas no início da semana passada, temperaturas amenas e feriado (15), movimentação do mercado pode continuar calma nesta semana devido à aproximação do fim do mês – período de menos capitalização dos consumidores. Além disso, agentes do setor informaram a concorrência com outras frutas, como as de caroço, que estão bem procuradas visando as festas de fim de ano.

Daiana Braga – Equipe Hortifruti Brasil

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Mercado é movimentado, mas frutas de caroço estão aí

O ritmo das negociações de frutas de hortaliças na Ceagesp, maior centro atacadista nacional, foi intenso na última semana. O calor nos centros consumidores associado ao período de recebimento dos salários impulsionou as vendas de hortifrutícolas na última semana.

As vendas só não foram melhores pois o mercado de frutas de caroço, bastante consumidas durante as festividades de fim de ano, está ganhando ritmo. A procura por frutas de caroço deve aumentar ainda mais até o final do ano, em detrimento com a maçã, por exemplo, como normalmente ocorre nesta época.

A uva é uma fruta que é bastante demanda neste período, e produtores estão otimistas com o mercado nas próximas semanas. Como a oferta de uva deve ser menor neste fim de ano em comparação com o mesmo período do ano passado, os preços podem ser ainda mais atrativos aos produtores. A previsão é que não haja excesso de oferta de uva para dezembro, uma vez que as atividades de campo, como as podas, foram atrasadas devido à ocorrência de chuvas.

Nessa semana, o ritmo das vendas pode ser menos intenso, já que há previsão de chuvas para os próximos dias e temperaturas amenas. O feriado desta terça-feira, 15 (Proclamação da República) é outro motivo que pode ‘frear” um pouco as negociações, já que parte dos consumidores reduzem suas compras nesse período.

Daiana Braga – Equipe Hortifruti Brasil

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Edição de novembro: Mercado dos defensivos agrícolas


Na edição de novembro, a Hortifruti Brasil destaca na Matéria de Capa a importância dos defensivos agrícolas no setor hortifrutícola, o terceiro maior mercado de defensivos do País, bem como avalia as principais oportunidades e desafios para se ampliar o uso racional desses insumos.

A tendência é que as empresas de defensivos ampliem as opções para o controle de pragas e doenças, mas esses avanços levam tempo. Leia o estudo completo acessando a página da Hortifruti Brasil no site do Cepea: www.cepea.esalq.usp.br/hfbrasil.

Acompanhe também nesta edição as análises de mercado das 11 frutas e hortaliças pesquisadas pela Hortifruti Brasil.

Equipe Hortifruti Brasil

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Vento e chuva prejudicam regiões produtoras de tomate

Os fortes ventos e a chuva ocorridos no penúltimo fim-de-semana trouxeram prejuízos às lavouras de tomate na região de Sumaré (SP). As fortes rajadas causaram a queda das plantas estacadas. Produtores da região estimam que as perdas devam chegar a 15% do total da área cultivada.

A região fluminense de Paty de Alferes, que também sofreu com fortes chuvas de granizo na semana retrasada, contabilizou perdas de aproximadamente 50% de sua produção de tomate.

Tanto Sumaré quanto Paty do Alferes estão colhendo a segunda parte da safra de inverno de tomates, que iniciou em outubro e deve se estender até o final do ano.

O clima também trouxe impacto, mas em menor proporção, ao mercado consumidor de frutas e hortaliças, no geral. As temperaturas mais amenas registradas nos últimos dias aliadas ao feriado de Finados afastaram um poucos os consumidores do mercado. O mercado ainda é atrativo nesta semana, visto que ainda é período de recebimento dos salários e o mercado pode ser movimentado.

Daiana Braga – Equipe Hortifruti Brasil