segunda-feira, 25 de julho de 2011

Chuva no Sul não afeta produção de hortifrutis


As fortes chuvas que assolam o estado do Rio Grande Sul ainda não chegaram a impactar a produção de frutas e hortaliças até a última semana. Em culturas como a cebola e maçã, que têm produção nos estados sulistas, não foram reportados danos à produção.

As praças do Sul já finalizaram a colheita de cebola. Agora, São Paulo, Minas Gerais e Bahia são os que respondem pelo mercado da hortaliça.

A produção brasileira de maçã, que está toda concentrada no Sul, também não foi afetada pelas chuvas, já que a colheita compreende nos primeiros meses do ano e produtores de maçã estão, no momento, em processo de podas. O único receio é que as enchentes cheguem aos pomares de maçã, mas até a semana passada produtores do Sul informaram que as propriedades não foram alagadas.

Antes das chuvas, a elevação das temperaturas ao longo da semana passada contribuiu para alavancar o comércio de hortifrutícolas. Desde junho, as temperaturas estavam baixas em quase todo o Brasil, e essa condição pouca estimula o consumo desses produtos.

Nesta semana, o clima deve continuar com elevadas temperaturas e com probabilidade de chuvas, mas estas sem grande intensidade. E, por mais que seja a última semana do mês, o retorno das aulas nas próximas semanas poderá ajudar a incrementar o comércio de frutas e hortaliças.

Daiana Braga – Equipe Hortifruti Brasil

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Preço da batata na safra de inverno deve ficar abaixo da de 2010


Com a intensificação da colheita de Vargem Grande do Sul (SP), principal região produtora de batata na safra de inverno, os preços recuam significativamente nas últimas semanas. Na última sexta-feira, dia 15, o preço da batata ágata especial no atacado paulistano obteve média de R$ 31,00/sc de 50 kg, enquanto que, na sexta-feira anterior (08), o preço havia fechado por volta de R$ 40,00/sc.

Como o plantio foi mais concentrado neste ano em Vargem Grande do Sul, a colheita de batata deve ser elevada em agosto e setembro. Assim, nesses meses, os preços podem ficar baixos ao produtor e, inclusive, inferiores aos preços adquiridos na safra de inverno de 2010.

Cebola nacional é preferência no mercado

O consumidor brasileiro está preferindo comprar a cebola nacional que a estrangeira. Isso porque o volume de cebola proveniente da Argentina está bastante reduzido devido à finalização da importação. Além disso, a oferta ainda existente está com qualidade bastante baixa, o que reduz a preferência do bulbo argentino e aumenta a preferência pela cebola brasileira, que está com a qualidade no padrão exigido pelo mercado.

No momento, as regiões brasileiras que estão colhendo são: Vale do São Francisco, Irecê (BA), Goiás e Minas Gerais. Até o fim do mês, as regiões paulistas devem começar as atividades de campo e também ofertar cebola ao mercado.

Daiana Braga – Equipe Hortifruti Brasil


terça-feira, 12 de julho de 2011

Quem é o consumidor brasileiro de hortifrutis?


Essa é a pergunta levantada e estudada pela Hortifruti Brasil e apresentada na Matéria de Capa em sua mais recente edição (julho, nº 103). Conforme o estudo, a classe média é a mais numerosa no Brasil, e é nela que o setor de frutas e hortaliças deve focar para alavancar o consumo desses produtos no País.

Para ler o estudo completo sobre o consumo de frutas e hortaliças e as estratégias para ganhar cada vez mais espaço no mercado brasileiro, acesse a página da Hortifruti Brasil no site do Cepea: www.cepea.esalq.usp.br/hfbrasil.

Não deixe de conferir também nesta edição as últimas do mercado das 11 frutas e hortaliças analisadas pela equipe Hortifruti Brasil.

Atenciosamente,

Equipe Hortifruti Brasil

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Com safra de inverno prestes a começar, oferta de cenoura está baixa


A oferta de cenoura de Minas Gerais ficará reduzida em julho. Encerradas as atividades da safra de verão, neste mês deve começar a safra de inverno 2011 da hortaliça. Mas as atividades de colheita devem começar atrasadas, já que as chuvas ocorridas em março dificultaram o plantio da cenoura naquela época, a qual seria colhida agora em julho.

Na semana passada, produtores disseram que já estava começando a faltar cenoura nas praças mineiras de São Gotardo, Santa Juliana e Uberaba. Esta situação pode permanecer por mais duas ou três semanas, ou até que se inicie a colheita da hortaliça da safra de inverno.

Outra região que também está em entressafra da cultura é Cristalina (GO). Nesta praça, não deverá haver “buraco” na oferta, e o período da transição entre o final da safra de verão com o início da safra de inverno deverá ser curto, sendo que esta última está prestes a começar.

Com o cenário de pouca oferta, produtores de cenoura de Minas Gerais e Goiás puderam se beneficiar com preços mais atrativos.

Produtor deve continuar atento ao clima

De uma forma geral, produtores de hortifrutícolas, principalmente do Sul do Brasil, devem continuar atentos com as baixas temperaturas. Dependendo da intensidade, o frio pode vir a causar geadas e, assim, prejudicar a produção de frutas e hortaliças. O clima pode interferir na produtividade e na maturação dos frutos.

Manga: Bem-vindo, norte de Minas!

Em junho, a Hortifruti Brasil incluiu em suas pesquisas de manga mais uma praça: o norte de Minas Gerais. As regiões produtoras de Jaíba e Janaúba são promissoras na produção da fruta, e o clima é favorável à produção da manga. Muitos produtores conseguem escalonar a produção e colher a manga em período de entressafra de outras praças, como o Vale do São Francisco.

Caso deseja saber os preços da manga do norte de Minas Gerais, como também de outras praças produtoras, entre na página da Hortifruti Brasil e faça seu cadastro gratuito!

Neste cadastro, é possível receber a Seção Eletrônica, que são boletins semanais de preços da manga e dos 10 demais hortifrutícolas pesquisados pela Hortifruti Brasil. Acesse: www.cepea.esalq.usp.br/hfbrasil/comunidade.

Daiana Braga – Equipe Hortifruti Brasil

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Geadas no Sul podem causar perdas em cebola


As geadas que ocorreram na região Sul do País na semana passada afetaram algumas lavouras de cebola já semeadas e as que estão sendo feito o transplante de mudas. As geadas ocorreram nas praças produtoras do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Porém, as conseqüências ainda são incertas, já que produtores sulistas tentarão amenizar a situação através de aplicações de adubos e hormônios. De qualquer forma, já são esperadas perdas nas lavouras de cebola, até porque a previsão é de que o clima continue com baixas temperaturas.

Uma massa de ar polar que está sobre o País traz frio ao longo desta semana, especialmente na região Sul do Brasil, conforme a Somar Meteorologia. O frio não deve ser tão intenso como verificado na semana passada, mas ainda há possibilidade de geadas no Rio Grande do Sul. Dessa forma, produtores de cebola e batata da região Sul e parte do Sudeste devem ficar atento às condições climáticas nas lavouras.

Daiana Braga – Equipe Hortifruti Brasil