segunda-feira, 26 de julho de 2010

Mercado tem mais oferta de hortaliças

O volume ofertado de hortaliças tem aumentado na última semana, devido em parte à safra de inverno, quando algumas culturas se encontram em pico de colheita. Os produtos que aumentaram sua oferta no mercado são batata, cebola, cenoura e tomate, todas as hortaliças de estudo da Hortifruti Brasil.

Dentre as frutas, banana e uva também estão com oferta significativa no mercado. A oferta de banana no norte de Minas Gerais está em pico de oferta desde junho, mesmo considerando que o aumento da oferta está controlado na região. Para a uva, praças como Pirapora (MG) e Jales (SP) estão ofertando mais uvas rústicas (niagara), com aumento da disponibilidade a partir de agosto.

Em sentido oposto, algumas frutas estão com oferta controlada. A oferta de melão tem aumentado aos poucos, inclusive alguns envios da fruta ao exterior já começaram timidamente, e deve ser mais aquecido em agosto. Manga e mamão também estão com produção limitada. A partir de agosto é que a oferta de manga tende a aumentar, enquanto o mamão deve ter preços atrativos até o fim deste ano, já que a oferta não deve aumentar de forma significativa.

Daiana Braga
Equipe Hortifruti Brasil

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Chuva e frio reduzem consumo de frutas e hortaliças

Na última semana, os termômetros reduziram novamente, principalmente no Sul do País, região onde foram registradas temperaturas negativas. Junto com o frio, chuvas ocorreram no Sul e também em parte do Sudeste do Brasil. O clima foi um fator que determinou o rumo de alguns mercados, pois reduziu o ritmo de comercialização de alguns produtos hortifrutícolas, a exemplo de batata, mamão e melão.

O clima frio e chuvoso é desfavorável ao consumo de frutas e hortaliças, mas foi benéfico para outras culturas, a exemplo da laranja. As chuvas no Sudeste nos últimos dias foram consideradas importantes para a citricultura, pois em períodos de clima mais seco, a umidade é bem-vinda, pois ajuda na manutenção da qualidade e também no calibre das frutas.

Para esta semana, o clima deve continuar úmido apenas nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, com risco de geada apenas em algumas áreas do Rio Grande do Sul, conforme as previsões da Somar Meteorologia. Nas demais regiões, o clima será seco em boa parte do Brasil. Por mais que o clima seco não esteja sendo considerado problemático ao setor hortifrutícola até o momento, o retorno delas na primavera pode comprometer a próxima safra.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Início de mês aquece vendas, mas consumo reduz em julho

Como todo início de mês, a comercialização costuma ser mais aquecida, tendo em vista que é período de recebimento de salários. Assim, o setor de frutas e hortaliças foi contemplado com vendas melhores na última semana.

Por outro lado, o mês de julho costuma ser um período de menor consumo, pois as férias escolares e o período de frio reduzem as vendas. Frutas como banana e maçã, consumidas nas merendas escolares, podem ter suas vendas reduzidas durante o mês de julho, já que as escolas reduzem os pedidos dessas frutas. Apesar disso, não há tendência de quedas significativas nos preços ao produtor, pois a oferta de banana será limitada neste mês, e o Sul está na entressafra de maçã.

Outro fator que pode pressionar as cotações durante o mês de julho, principalmente das hortaliças, é a oferta da safra de inverno de alguns produtos, como cenoura, cebola e tomate.

Quanto ao clima, produtores devem ficar atentos. A Somar prevê chuvas no Sul e parte do Sudeste do País devido à uma frente fria, o que pode comprometer um pouco a colheita nessas regiões nesta semana. Após a frente fria, deve chegar uma massa de ar polar, derrubando as temperaturas. Há previsão de geadas no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Já no Nordeste, as chuvas devem continuar, como costumeiramente ocorre no inverno.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Laranja pêra tem maior preço em 15 anos


O preço da laranja pêra fechou o mês de junho na média de R$ 15,13/cx de 40,8 kg, na árvore. É o maior valor médio desde 1995, em termos nominais, quando o Cepea iniciou o levantamento de preços para esta variedade. Além disso, é a primeira vez desde 1997 que há aumento de preços de maio para junho. A valorização da pêra no mercado doméstico em plena safra é atípica e está relacionada ao elevado número de produtores com contratos com as indústrias de suco.

Outros hortifrutícolas que apresentaram preços melhores ao produtor na semana passada foram a banana, cebola, manga e uva.

O norte de Santa Catarina está colhendo banana de boa qualidade, o que tem valorizado a fruta na região. A cebola proveniente do Centro-Oeste também tem apresentado qualidade superior, o que tem atraído compradores para a região. Nos casos da manga e da uva, a pouca disponibilidade dessas frutas nas regiões que colhem no momento é o fator que tem impulsionado as cotações nos últimos dias.

Na contramão, os hortifrutis que apresentaram desvalorização são a batata, cenoura, maçã, melão, mamão e tomate. A desvalorização das cotações é responsável principalmente pela redução da procura durante o fim-de-mês, período em que as compras são reduzidas, e também pelo aumento da oferta desses produtos no mercado. O início do mês pode trazer novamente o consumidor às compras, o que pode contribuir com preços mais atrativos ao setor.

Quer saber as cotações dos 11 produtos analisados pela equipe da Hortifruti Brasil? Então cadastre-se gratuitamente em nossa comunidade clicando aqui para receber as Seções Eletrônicas! Toda segunda-feira são enviados preços dos hortifrutícolas, e os da última semana serão enviados logo mais!

Daiana Braga
Equipe Hortifruti Brasil