sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Enchente na Ceagesp acumula oferta de hortifrutis

Foto: JB Neto/AE

As recentes chuvas novamente causaram mais problemas ao estado de São Paulo. Na Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), maior central atacadista da América Latina, as atividades na última quinta-feira, 21, foram interrompidas devido ao alagamento que ocorreu na central de abastecimento paulistana.

Conforme os analistas da Hortifruti Brasil que já conversaram com alguns agentes do setor, não houve perdas de mercadorias que são estudadas pelo Projeto Hortifruti, como tomate, batata, cebola, cenoura, mamão, manga e banana. O maior problema encontrado pelos atacadistas foi o acúmulo de oferta, já que os produtos já armazenados na central não puderam ser comercializados devido ao difícil acesso aos boxes.

Com a normalização das atividades da Ceagesp desde o final da tarde da quinta-feira, nesta sexta-feira caminhões com novas mercadorias conseguiram finalmente entrar na ceasa, o que deve causar acúmulo de oferta e pressionar os preços das frutas e hortaliças. Há ainda o feriado na capital paulistana na próxima segunda-feira, dia 25 (aniversário da cidade), o que deve diminuir ainda mais o ritmo da comercialização dos hortifrutícolas.

Informações mais detalhadas estão sendo apuradas pelos analistas da Hortifruti Brasil e você poderá acompanhar os detalhes na próxima edição da revista em fevereiro.

Acompanhe outras notícias da enchente na Ceagesp no site da central: http://www.ceagesp.gov.br/.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Mercado de hortaliças

Na próxima edição da Hortifruti Brasil, as principais informações que serão abordadas no mercado de hortaliças são:

* A cebola de Ituporanga (SC) atingiu bons preços no início de 2010, mas a baixa produtividade não está compensando muito ao produtor.

* Na cultura de cenoura, Minas Gerais enfrenta problemas fitossanitários, como a nematóide. As recentes chuvas acabam limitando o efeito de nematicidas aplicados para combater a doença.

* Os preços do tomate despencaram neste início de 2010. O aumento de área em Itapeva (SP) e Caçador (SC) permitiu uma maior produtividade nessas regiões.

* A batata deve chegar ao pico de safra no Sul de Minas em fevereiro devido à alta produtividade na região.

Essas e outras informações sobre o mercado de hortifrutícolas estarão na próxima edição nº 87 da Hortifruti Brasil, cujo tema é "Agrometeorologia". Aguarde!

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Quando vai chover na sua lavoura?

Foto: Reuters/Clarence Smith
A primeira edição de 2010 da revista Hortifruti Brasil (jan/fev, nº 87) terá como Matéria de Capa o tema agrometeorologia. Como a meteorologia pode ser usada em benefício do produtor de hortifrutícolas, quais os efeitos do El Niño, fenômeno que está ocorrendo desde o segundo semestre de 2009 no Brasil, o que o clima impactou no setor de hortifrutis em 2009 e quais são as previsões climatológicas para o setor em 2010 serão alguns dos questionamentos abordados na Matéria de Capa da edição.

Os analistas de mercado da Hortifruti Brasil já estão levantando as últimas informações de mercado dos 11 produtos-alvo da publicação, que também serão reportadas na próxima edição, na Seção de cada produto. Quer saber o que os produtores de frutas já estão contando para os analistas de mercado da Hortifruti Brasil?

* Produtores de mamão devem começar a colher a fruta de roças novas, replantadas no ano passado.

* A expectativa é positiva para a banana: os embarques de nanica devem continuar aquecidos ao Mercosul no primeiro semestre de 2010.

* Por outro lado, o dólar mais desvalorizado em relação ao Real pode complicar a vida dos exportadores de uva.

* A chuva em excesso ocorrida nos últimos pode comprometer a safra de manga do estado de São Paulo.

* O grande volume de chuva também pode reduzir a safra de maçã em 2010.

* Produtores do Vale do São Francisco já iniciaram os preparativos para a safra 2010 de melão.

Aguarde a próxima edição para saber tudo sobre o setor hortifrutícola.

Deixe sua opinião em nossa enquete ao lado sobre o que você acha que deve ser a hortifruticultura em 2010.

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

O que será da hortifruticultura em 2010?

Retornamos às atividades em 2010!

Depois do turbilhão da crise econômica internacional, que afetou todos os cenários econômicos desde o segundo semestre de 2008, inclusive o de hortifrutis, a primeira pergunta que faremos a você é: o setor hortifrutícola vai ser melhor em 2010 em relação ao que foi em 2009? Opine em nossa enquete ao lado.

Os resultados parciais serão divulgados nas próximas edições da Hortifruti Brasil.

Desejamos à você um excelente 2010!

Daiana Braga
Editora Executiva Hortifruti Brasil